Conheça o Sistema Biblioteca Web da UFT

terça-feira, fevereiro 16, 2010 Por Felipe Albuquerque

Página Inicial do Biblioteca WEB
As bibliotecas da UFT ainda estão em processo de informatização. Parte dos exemplares (livros, CD´s, monografias, etc), ainda não foram catalogados. No entanto, já é possível realizar alguns serviços online no portal Biblioteca Web, como consultas a índices e à diversidade do acervo cadastrado.

Saiba como utilizar o serviço de Pesquisa Geral, dentre outros. Ressalto que as mais importantes funcionalidades do sistema ainda não foram implementadas, como é o caso da consulta à situação do exemplar (se ele está emprestado ou nas prateleiras), reservas e renovações.



Acessando o Sistema:
 

Somente é possível acessar o Biblioteca Web pelo seguinte endereço: http://www.bibliotecas.uft.edu.br:3128  - esses caracteres são necessários -> ":3128". 



Serviços Disponíveis:


1) Pesquisa Geral:
Na tela inicial, em Pesquisa Geral, há os campos "Autor", "Título", "Assunto", "Livre", "Data de Publicação", "Idioma", "Biblioteca" e "Material", os quais ajudarão a refinar sua pesquisa. É possível inclusive, pesquisar em todas as bibliotecas pelo exemplar desejado.

Preenchimento dos campos


Em minha pesquisa, informei apenas os campos de "Nome", "Idioma", "Material" e "Biblioteca" e o sistema reconheceu meu exemplar: o livro Leithold, bastante usado pelas Engenharias e Computação.

Tela de resultado - clique na numeração para ver detalhes do exemplar


Ao clicar na numeração do livro, é possível acessar detalhes sobre a publicação, como versão, quantidade de páginas, resumo, etc.

Detalhes diversos sobre o exemplar

2) Salvar Pesquisa:

Você pode salvar sua pesquisa e enviá-la para outros usuários. No campo Pesquisa, escolha dentre as opções Salvar em Disco ou Enviar por email (ainda indisponível).

No caso da opção Salvar em Disco, é gerado um arquivo do navegador.

Página gerada pela função Salvar em Disco


Serviços Indisponíveis:

No campo "Situação", será possível acompanhar o status do seu cadastro na biblioteca, assim como as multas e os pagamentos efetuados.

Acompanhamento da Situação do usuário


Estão indisponíveis ainda, os campos "Links interessantes", "Fale Conosco" e "Ajuda".


Quando o Sistema estará totalmente efetivado?


Não há previsão oficial para o sistema ser finalizado. É importante lutarmos em prol da efetivação do Biblioteca Web reclamando na Ouvidoria do campus, à Reitoria, como também aos nossos representantes estudantis.

O sistema já existe por mais de 1 ano e nunca foi implementado em sua totalidade (falta de vontade política de certas autoridades da UFT e de pressão do Movimento Estudantil).

Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT