Conheça a Plataforma Lattes e cadastre o seu currículo

quinta-feira, fevereiro 18, 2010 Por Felipe Albuquerque

O Sistema CV-Lattes, desenvolvido para o CNPq é utilizado por MCT, FINEP, CAPES/MEC, etc, bem como pela comunidade científica brasileira, como um sistema de informação curricular. Fazem uso desse sistema pesquisadores, estudantes, gestores, profissionais e demais atores do sistema nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Essa matéria vai ajudá-lo a conhecer melhor a Plataforma e a criar  o seu currículo no sistema. A partir de 2002, todos os bolsistas de pesquisa, (...) e de iniciação científica, precisam ter, o currículo Lattes cadastrado no CNPq. A inexistência do currículo impede pagamentos e renovações. O currículo também é obrigatório para os pesquisadores e estudantes que participam do Diretório de Grupos de Pesquisa. 



Cadastro do currículo - Passo-a-passo:


1) Acesse o site da Plataforma Lattes em http://lattes.cnpq.br/ e procure pela opção "Pesquisadores e Estudantes" - Cadastrar-se:

Página Inicial da Plataforma







Tela de pré-cadastro
Tela do Termo de Adesão

Tela de Status - Preencha com seus dados



Insira dados da busca




O que é o Currículo Lattes?

O Sistema CV-Lattes, em suas versões on-line e off-line, é o componente da Plataforma Lattes, desenvolvido para o CNPq e utilizado por MCT, FINEP, CAPES/MEC e por todos os atores institucionais, bem como pela comunidade científica brasileira, como sistema de informação curricular. Fazem uso desse sistema pesquisadores, estudantes, gestores, profissionais e demais atores do sistema nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.


Para que serve o Currículo Lattes?

No CNPq, suas informações são aplicadas: na avaliação da competência de candidatos à obtenção de bolsas e auxílios; na seleção de consultores, de membros de comitês e de grupos assessores; no subsídio à avaliação da pesquisa e da pós-graduação brasileiras.


Exigência do Currículo Lattes 

A partir de 2002, todos os bolsistas de pesquisa, de mestrado, de doutorado e de iniciação científica, orientadores credenciados e outros clientes do Conselho precisam ter, compulsoriamente, o currículo Lattes cadastrado no CNPq. A inexistência do currículo impede pagamentos e renovações. O currículo também é obrigatório para os pesquisadores e estudantes que participam do Diretório de Grupos de Pesquisa.


Histórico do Currículo Lattes

1993 a 1999: formulários em papel, sistema em ambiente DOS (BCURR) e sistema de currículos específicos para credenciamento de orientadores (MiniCurrículo).

1998 a 1999: levantamento junto a consultores ad hoc visando estabelecer um modelo de currículo.

Maio de 1999: compatibilização do novo currículo do CNPq com os dados de pós-graduação.

Agosto de 1999: lançamento do Sistema de CV Lattes.

Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT