Conhecendo a UFT: Coordenação de Ações em Saúde

domingo, março 07, 2010 Por Felipe Albuquerque

Você sabia que o Campus de Palmas possui uma Coordenação de Ações em Saúde? Os poucos alunos que conhecem a existência desse setor, confundem-na com uma Enfermaria. Devido sua estrutura precária, suas poucas funções são de prestar os primeiros socorros à comunidade universitária, medição de pressão, exames de glicemia, etc. Não há coordenação semelhante nos demais campi.

Não há na UFT, um local capaz de proporcionar atendimento médico e odontológico gratuitos. No IFTO por exemplo, há um consultório odontológico de graça. O objetivo dessa matéria é informá-lo sobre os serviços oferecidos pela Coordenação de Saúde, tendo por intuito principal, conscientizá-lo da importância de levantarmos a bandeira em prol da construção de um Hospital Universitário, ou de pelo menos, um Ambulatório ou Pronto Socorro.



Localização: 


Sala 104 do Bloco IV (Reitoria) - na sala da Diretoria de Desenvolvimento Humano.



Horário de Atendimento:


Horário Comercial: 8h às 12h e das 14h às 18h - é mais um problema! E os cursos noturnos, não recebem atendimento?



Estrutura Administrativa:  


Administrativamente, a Coordenação de Ações em Saúde é vinculada à Diretoria de Desenvolvimento Humano, que por sua vez, é ligada à PROAD (Pró-Reitoria de Administração e Finanças).

No setor, trabalham dois enfermeiros, uma assistente social, uma engenheira do trabalho e dois estágiários: uma da Medicina e a outra, da Administração.


Serviços disponíveis:


Primeiros socorros;
Medição de pressão arterial;
Exames de glicemia;
Serviços mais simples;

Como não há medicos lotados no setor, não é feito medicação aos pacientes.




Os Campi necessitam de investimento em Saúde Pública:

Já é de conhecimento de todos que a universidade, apesar de ter cursos na área de Saúde (Medicina, Enfermagem e Nutrição), ainda não possui um Hospital Universitário ou Pronto Atendimento. Será que é preciso haver uma complicação séria com alguém, para que haja investimentos em saúde nos campi da UFT? O Campus de Palmas em 2012, chegará a seus próximos 4 mil alunos - e atualmente, só são prestados primeiros socorros.

Já ouvi falar de vários casos, e alguns deles até presenciei, de estudantes que passaram mal no campus. Um deles, ocorreu recentemente, na Calourada Som no Campus. Uma estudante, ao dançar, tropeçou e teve um problema sério de deslocamento da perna esquerda. Não sei dizer ao certo qual foi o diagnóstico dela. Um professor do curso de Medicina foi chamado para socorrê-la e foi necessário chamar o SAMU.

O outro caso, foi de um estudante que convulsionou em frente ao auditório central, o CUICA. Há também o  caso ocorrido no meu curso, em 2008, de um estudante que quebrou o braço ao pular da janela do segundo andar.


Contato:

cast@uft.edu.br
(63) 3232 8181


Exija também de nossas autoridades, que se empenhem na busca de recursos para a construção de estruturas de atendimento médico à toda a comunidade!

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários

Anônimo disse...

Uma das coisas que os estudantes de medicina defenderam na última reunião que tivemos reunindo todas as turmas, foi a verba para o início da construção do hospital universitario.

Como estudei no IFTO, sei muito bem o quanto é valiosa a presença de médicos/enfermeiros no ambiente educacional, pois acidentes acontecem (desde pequenas lesões até coma alcoólico e ataques epilépticos).

Felipe Albuquerque disse...

Você está certo Eduardo! É importante o esforço que os alunos de Medicina têm feito em buscar a construção de um Hospital Universitário para o campus de Palmas. O que precisamos, para aumentar a pressão às nossa autoridades, é conscientizar os demais alunos, a também buscarem a efetivação dessa obra.

Em breve, quero conversar com você e o CA de Medicina, sobre um projeto que tenho, a longo prazo, no que tange à busca de recursos à construções no campus de Palmas.

Abraço!

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT