A criação e exclusão de cursos superiores de graduação na UFT

sexta-feira, junho 11, 2010 Por Felipe Albuquerque


São frequentes entre os acadêmicos, boatos de que a UFT criará até o final do ano, novos cursos de graduação. São citados inclusive, nomes de supostos cursos, como é o caso da Publicidade e Propaganda no Campus de Palmas. Em Araguaína  há também um relativo burburinho no que tange à fundação de novas graduações.

O objetivo dessa matéria é informá-lo sobre como funciona o processo de criação e exclusão de um curso de graduação na UFT.




Cabe ressaltar que até o momento da publicação desta matéria, nenhum conselho deliberativo da UFT discutiu ou discute formação de novos cursos. Não houve inclusive, ponto de pauta incluso em quaisquer convocatórias de reuniões desses órgãos.

Mesmo porque, com a criação dos 14 cursos do REUNI, a prioridade da Administração Superior da universidade é de trabalhar para consolidá-los, investindo na construção de laboratórios, compra de maquinário e aquisição de acervo bibliográfico - e não, portanto, criar novos cursos superiores.



O processo de criação e exclusão de cursos:

Regimentalmente, a criação ou exclusão de um curso de graduação na UFT, funciona da seguinte maneira:

  1. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Graduação -CONSEPE, (Regimento Interno do CONSEPE - Art 4, VII), propõe ao Conselho Universitário - CONSUNI,  a criação/exclusão de cursos (Regimento Interno do CONSUNI - Art XII);
  2. CONSUNI aprova ou rejeita a criação ou exclusão do curso proposto pelo CONSEPE;

Entretanto, na prática, ocorre de uma forma mais ampla, já que entre os membros do CONSUNI e CONSEPE há a existência de Coordenadores de cursos (que são Presidentes de Colegiados) e Diretores de Campi (Presidentes de Conselhos Diretores), que em tese, devem representar a vontade dos conselhos os quais presidem.

  1. Cada Colegiado de curso, propõe ao Conselho Diretor do Campus, a criação de um determinada graduação. O voto do Colegiado é exercido no Conselho Diretor através do Coordenador do curso de graduação já existente;
  2. Cada Conselho Diretor de Campus, aprova/rejeita no CONSUNI, a criação de um novo curso. O voto do Conselho Diretor é exercido pelo próprio Diretor do Campus, membro nato do CONSUNI;
  3. Cada Colegiado de curso propõe ao CONSEPE, a criação/exclusão de uma graduação. Os votos dos Colegiados são exercídos pelos Coordenadores, membros natos do CONSEPE;  
O processo prático de formação ou exclusão de um curso na UFT

Quais seriam os cursos prováveis em Palmas?


Não é possível prever qual(is) curso(a) a UFT criaria, caso houvesse interesse repentino na fundação de novas graduações ou mesmo, um incentivo do Ministério da Educação, como foi o caso do Programa REUNI.

Se hoje há em Palmas os cursos de Enfermagem, Nutrição, Artes, Filosofia, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica, advindos do REUNI, deve-se ao fato deles vencerem os outros concorrentes. Na lista estavam os cursos de Física Bacharelado, Engenharia Química e Engenharia Mecânica. 
O curso de Nutrição é um caso especial, já que inicialmente no REUNI, fora aprovado a criação do curso de Farmácia, mas que por problemas  no andamento da implantação do curso, o Conselho Diretor do Campus de Palmas trocou a proposta pelo curso de Nutrição.

Na minha opinião, acredito que os cursos que perderam a indicação, seriam os que mais possuem chance de serem implantados no futuro, já que existem grupos de professores engajados na criação.

Blog Widget by LinkWithin

1 Comentário

Hugo Deleon disse...

E os provaveis cursos de araguaína?

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT