Conheça o ComprasNet: Acompanhe e Fiscalize as Licitações da UFT

domingo, setembro 05, 2010 Por Felipe Albuquerque

Acompanhar o andamento das licitações da UFT e fiscalizar a aplicação do suado Dinheiro Público é um dos nossos direitos e deveres como cidadãos. É preciso ficar atento aos pregões eletrônicos e presenciais de laboratórios, equipamentos, blocos de salas de aula, livros, etc, para que, ao menor dos problemas, possamos identificá-los e pressionarmos as autoridades competentes na busca de uma solução. 
Se não nos movermos, poderemos ter o clássico problema de atrasos de obras e demais itens indispensáveis para o nosso curso/instituição. O meu curso é um exemplo: desde 2007, o Laboratório de Redes nunca foi efetivado.

Nessa matéria, você conhecerá o Portal de Compras do Governo Federal, o ComprasNet. Com apenas poucos cliques você poderá fiscalizar o andamento dos pregões. Independente de você ser líder estudantil ou não, fique sempre vigilante quanto às licitações - assim você não terá infortúnios.


O que é o ComprasNet?

Portal de Compras do Governo Federal que disponibiliza à sociedade informações referentes às licitações e contratações promovidas por instituições do Governo, como é o caso das IFES (Instituições Federais de Ensino Superior). No endereço, podem ser vistos os avisos de licitação, as contratações realizadas, a execução de processos de aquisição pela modalidade de pregão e outras informações relativas à atividade.

Acessando e pesquisando no Portal de Compras:

Na página inicial do ComprasNet, canto superior esquerdo, é possível verificar diversas abas: Serviços do Portal, Acesso Livre, Publicações, Legislação, etc.
Página Inicial do Portal ComprasNet


Vamos pesquisar por pregões agendados (mas você pode conferir os Pregões em Andamento). Para tanto, acesse Acesso Livre -> Pregões -> Agendados, na barra de opções no canto superior esquerdo.

Busca por pregões agendados


Na tela de Acompanhamento de Pregão, não é necessário preencher todos os campos. Apenas procure pelo campo Lista de Órgãos e clique em Selecionar. Certifique-se de no campo Situação, você escolher a opção Todas.

Procure por Lista de Órgãos


Uma janela pop-up será aberta. Nela, procure pelo nome do orgão da UFT, que é Fundação Universidade Federal do Tocantins e clique em OK. Abri-se-á um subtópico e selecione novamente a UFT.

Encontre a UFT facilmente


Você verá agora o resultado de sua busca, que no caso, são os pregões agendados. Cada um dos tópicos possui uma numeração. Clicando nelas, abrirá uma janela pop-up com informações detalhadas sobre o pregão.

Ao clicar na numeração, saiba os detalhes


Veja abaixo algumas das licitações em andamento, para os curso de Engenharia Elétrica, Nutrição e Enfermagem do campus de Palmas:

Laboratório de Eletrônica Digital e Analógica - Engenharia Elétrica
Laboratório de Máquinas Elétricas e Conversão de Energia - Engenharia Elétrica
Laboratório de Análise de Alimentos - Nutrição/Enfermagem


Observações:
  • Nem todas as licitações da universidade estão disponibilizadas no ComprasNet. Há muitos pregões presenciais que a UFT realiza em auditórios dos campi.
  • Não fique atento somente à licitação da obra. Fique no pé das autoridades competentes no que tange à construção e entrega dos materiais adquiridos.
  • Sempre informe sua representação estudantil acerca das licitações que possam ser problemáticas.

Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT