Orientações - Procedimento de Confirmação e Ajuste de Matrículas 2011/1 da UFT

sexta-feira, dezembro 17, 2010 Por Felipe Albuquerque

Após concretizar a sua Pré-Matrícula e saber o resultado, verificando o seu Comprovante de Matrícula (disponível em breve) ou através da opção "Solicitação de Matrícula" no Portal do Aluno, há  ainda possibilidade de reajustar as disciplinas que você solicitou, incluindo ou excluindo matérias, através de um procedimento relativamente simples: a Confirmação e Ajuste de Matrículas.

Não há complicações para realizar esse processo, que ocorrerá exclusivamente entre os dias 14 a 17 de Fevereiro de 2011 (dia 18, para se matricular em disciplinas de outros cursos). Contudo, são muitas as dúvidas dos alunos quanto ao que é esse procedimento e sua finalidade. Essas e outras questões, busco esclarecer nessa matéria. 

Você, calouro 2011/1 do ENEM/Vestibular, não é necessário realizar esse procedimento de Confirmação e Ajuste de Matrículas, visto que ao matricular-se, automaticamente você já estará cursando todas as disciplinas do primeiro período.





A Confirmação e Ajuste de Matrículas: Passos:



1) Analise o seu Comprovante de Matrícula ou a opção "Situação de Matrícula" no Portal do Aluno:
  • A UFT liberará no Portal do Aluno, em breve, o seu Comprovante de Matrícula  e a possibilidade de você conferir online a sua Solicitação de Matrícula, ou seja, como foi tratada a sua solicitação de Pré-Matrícula pelo sistema. 
  • Caso você queira modificar algo, como adicionar alguma disciplina ou excluir alguma, dentre as que estão dispostas no Comprovante de Matrícula,  é obrigatório a sua presença na UFT ou de alguém, legalmente em seu nome (procurador), para fazer essa solicitação junto ao funcionário da universidade, através de um formulário disponível no dia. Confira alguns modelos de Procuração aceitos pela UFT;

    2) Baixe a Planilha de Atendimento de Ajuste de Matrícula: 

    • Precisando adicionar ou excluir, procure na Coordenação do seu curso, ou na área lateral direita do Blog, a Planilha de Ajuste de Matrículas. Nela, haverá o seu dia específico de atendimento. Cada grupo de alunos possuem datas distintas. A escolha é feita pela Secretaria Acadêmica, de acordo com o percentual de conclusão do curso de cada estudante (os maiores percentuais são atendidos nos primeiros dias). 
    • Chegue cedo, pois eles distribuirão senhas de atendimento. Lembrando que não é possível ser atendido em um dia fora do especificado!
    •  
    •  
    •  
    OPCIONAL: Verifique o extrato de sua Pré-Matrícula (caso você não tenha visto a "Situação de Matrícula" no Portal do Aluno):

    • Nos dias de atendimento do Ajuste de Matrícula, haverá no Balcão do local onde for prestado o atendimento, uma "apostila" com o extrato da sua Pré-matrícula. Nela você verificará o que ocorreu com suas solicitações de disciplinas. Pode ter ocorrido os itens a seguir:

      ACEITA/MATRICULADA:

      REJEITADA POR FALTA DE REQUISITO OU ESCOPO:

      REJEITADA POR COINCIDÊNCIA DE HORÁRIO:

      REJEITADA POR ESTAR CURSANDO: ocorre quando você se pré-matricula em uma disciplina que foi aprovado por nota, pois quando você a solicitou na Pré-Matrícula, a matéria estava em andamento e o resultado da aprovação não havia sido lançado no Diário Eletrônico pelo professor.

      A UFT disponibilizou a partir do semestre 2010/1 o serviço Solicitação de Matrícula, no Portal do Aluno, permitindo ao aluno verificar a situação de matrícula online. Ou seja, não é mais preciso ver a "apostila" no balcão da coordenação, pois os mesmos dados estão disponíveis no Portal do Aluno.



      3) Dirija-se ao local de atendimento e preencha o formulário:  


      Acadêmico efetuando o Ajuste de Matrícula
      • Ao chegar ao local de atendimento, procure logo por sua senha de atendimento, pois ela poderá ser fundamental para você obter ou não uma vaga. Por exemplo: um colega seu chegou primeiro e solicitou a última vaga da disciplina.
      • Sabendo o seu dia e local de atendimento, preencha o formulário que deverá ser disponibilizado pelos funcionários (costuma ficar em cima do balcão ou mesas de atencimento). Se não o encontrar, solicite-o;
      • Nesse documento, você informará seus dados pessoais, como nome completo e número de matrícula, além de email e telefone para contato. Na parte final do formulário, você escreverá quais disciplinas deseja incluir ou excluir
      • Ao ser atendido, o funcionário dará baixa na sua solicitação automaticamente, ou seja, se você pediu para excluir, a disciplina sairá do seu Comprovante de Matrícula instantâneamente. Se for pedido de inclusão, o atendente verificará no sistema se ainda sobram vagas naquela matéria. Se sobrar, será alocada uma vaga automaticamente para você. 
      •  Não se esqueça de pedir a impressão do Comprovante de Matrícula ao funcionário, depois que você realizar o Ajuste;
      •  
      Dicas:
      • As modificações que você realizar nesse período de ajuste, não serão mencionadas no seu Histórico Universitário, ao contrário dos Trancamentos Parciais de Disciplinas. Portanto, evite solicitar vaga em uma disciplina que certamente você trancará no decorrer do semestre.  Assim, você cede a vaga a um aluno que a cursaria por completo e evita marcar o seu Histórico com o desagradável termo "Trancamento Parcial".
      • Se você perdeu o seu dia específico de atendimento, não desista e venha em outro dia. Raramente é negado atendimento aos retardatários. O que nunca acontece é de você ser atendido antes do seu dia reservado;
      • Se você tem certeza que foi aprovado em uma disciplina e no extrato da Pré-Matrícula constar como reprovado (Rejeitada por falta de pré-requisito), será necessário entrar com um pedido de Revisão de Notas.  Quaisquer outros problemas nesse sentido, procure a Coordenação do seu curso imediatamente e a sua representação estudantil a nível de Centro Acadêmico, para oferecer apoio.
      • Em caso de Ajuste de Matrículas por procuração, é necessário que o seu procurador apresente ao servidor que lhe prestará atendimento, o documento original, reconhecido pelo cartório. Não são aceitos faxes ou fotocópias;
      • Caso você tenha efetuado um ajuste, por exemplo, no primeiro dia de atendimento, você poderá efetuar outra inclusão ou exclusão em outro dia, desde que seja ainda o período oficial de atendimento - inclusive desfazer o ajuste inicial;
      • Você só poderá solicitar matrícula em disciplinas de outros cursos/campi, somente no dia 18 de Fevereiro;

      Blog Widget by LinkWithin

      Seja o primeiro a comentar.

      Postar um comentário

      Aguardamos seu comentário!
      O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
      Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
      Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
      Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT